segunda-feira, 1 de março de 2004

Nota rápida sobre o Oscar, que acabou de acabar

Tipo assim, eu gosto de Senhor dos Anéis.
Conheço a história desde sempre e tal, foi muito bom ver essa incrível saga transposta de forma tão impressionante às telonas.
Eu realmente me emocionei assistindo aos três filmes.

Mas não acho que tenha merecido levar todos os prêmios aos quais concorreu.
Sinceramente, eu não consigo concordar com o fato de SdA ter levado os prêmios de Direção (não desmerecendo o trabalho dele, mas não acho o PJ tão bom assim, aliás, não acho que ele seja um bom diretor de ATORES, fora as panorâmicas de câmera meio bobonas, virando de cabeça pra baixo, rodando e o escambau... não me passaram "impacto", só me deixaram zonza ¬¬) e Edição (cara, fala sério... a edição desse filme é tosca, cheio de cenas que começam e não terminam, cenas que OBVIAMENTE serão maiores na versão extendida e foram indiscriminadamente cortadas no meio... sério... Cidade de Deus dá de 1000000 a 0... ).

Pra mim pareceu como foi com Titanic, que ganhou todos os prêmios e não era tão bom assim (aliás, esse sim é uma merda.. :P).
Tá, Titanic mereceu sim alguns Oscars, principalmente os técnicos, mas apesar de SdA ter merecido muito mais, não acho que tenha sido justo. Não tô dizendo isso em "apoio ao cinema nacional", pelo aparente fracasso de CdD (eu digo APARENTE, porque esse é um dos filmes mais fodas que existem, só não levou o careca de cueca porque não era americano ;P).

Outros prêmios que achei merecidos mas que outros talvez merecessem mais foram os de Maquiagem (Piratas do Caribe arregaçou! E SdA já tinha levado esse prêmio antes por praticamente as mesmas maquiagens fodonas, com exceção da HORRÍVEL e TOSCA transição de Sméagol pra Gollum.. cara, odiei isso!... mas tá, passa) e de Trilha Sonora, que apesar de ser a melhor dos três filmes do Anel, não me empolga, com exceção de algumas faixas. Eu particularmente já enchi o saco do tema principal da saga, acho pouco criativo e repetitivo. Mas valeu pela segunda metade do "disco", que dá uma ambientação perfeita ás partes mais grandiosas, tensas e tristes.

Bão.. tá, esses dois não foram tão irritantes como os dois casos iniciais... Só pra deixar opinião mesmo :P

Mas, lógico, outros prêmios muito me agradaram!
Como por exemplo o de Animação, que foi Procurando Nemo, mas TINHA que ser e acabou-se (:P), Melhores Atores pra Sean Penn e Tim Robbins em suas participações em Sobre meninos e lobos, e (lógico, como eu sou suspeita pra falar mesmo) Melhor Canção pra Into the West, by Annie Lennox, de SdA (apesar de esse ano ter sido páreo duro! ^^;), fora outros que não lembro agora.

Enfim, como sempre, o Oscar é uma festinha yankee que tem seus lados bons e seus lados ruins. Não comentando a questão capistalista-selvagem da coisa, acaba sendo uma tradição anual por vezes interessante e por outras satisfatoriamente ou frustrantemente previsível. (trava-língua XD)
Eu provavelmente não deixarei de assitir as intermináveis cerimônias de premição da Acadêmia, mas nunca vou concordar 100% com elas.


Cecília, que tentou fazer um post "rápido" e assitiu a parada inteira com o SAP ligado, porque francamente... não dá pra entender duas pessoas falando ao mesmo tempo... O_o....

Nenhum comentário: